Congresso Internacional Lukács 50 anos depois: pensamento vivo

No dia 4 de junho de 1971 falecia, em Budapeste, Hungria, Georg Lukács, deixando para nós um legado teórico humanista e imprescindível a todos que procuram nas mais diversas áreas de conhecimento apreender o movimento histórico da realidade com a qual lidamos e na qual nos encontramos entre tantos outros companheiros empenhados na emancipação humana.

Movimento contíguo à tarefa de continuação do Anuário Lukács assumido por nós em 2020, acreditamos possível promover, com esta proposta de reunião por conferências virtuais, o debate e o desenvolvimento coletivo de estudos e análises relevantes para a crítica e aproximação das formas atuais da práxis na esquerda latino-americana. Os dois movimentos, o de publicação e o de divulgação, apresentação e debate dos estudos lukacsianos, podem e devem se complementar produtivamente nesses encontros ao mesmo tempo que pretendemos abrir espaço a outros trabalhos não publicados pelo Anuário.

Nos dias em torno desta efeméride, convidamos a todas as pesquisadoras e pesquisadores que se debruçam sobre a obra do filósofo marxista a participarem deste evento com temática rememorativa, mas voltado para a reunião de vertentes críticas vivas e mais engendradas hoje, convidadas aqui a apresentar trabalhos, se inscrever e nos acompanhar nos debates que se darão ao vivo.

QUANDO: o congresso ocorrerá entre as datas de 3 a 6 de junho

COMO: será transmitido ao vivo pelo YouTube pelo canal do Anuário Lukács

REALIZAÇÃO: este evento está sendo organizado por um comitê de professoras(es), trabalhadoras(es) e estudantes interessadas(os) na obra de Georg Lukács com o apoio do Coletivo Veredas.

Acesse os anais do evento aqui.

Para acessar a programação, clique aqui.